Receita de Cookies de Jatobá com Cumaru
“Velho como jatobazeiro”: Conhecido por ser uma árvore que vive muitos anos sem perder a força e o vigor, o jatobazeiro dá vida a essa expressão, que se refere àquelas pessoas que mesmo estando idosas continuam bem vivas e lúcidas. Árvore imponente, pode chegar a até 30 m de altura, nativa em todo o Brasil, tem variados usos: alimentício, medicinal, madeireiro…
Frutos do jatobá – Foto: Jaca Verde Panc
Suas cascas (da árvore e do fruto) e sua resina interna são usadas na medicina popular pra combate de problemas respiratórios. A madeira, considerada de lei e de tom avermelhado, é muito apreciada em móveis e decoração. Mas o principal do jatobazeiro são seus frutos comestíveis, que têm polpa meio bege, de sabor doce parecida na textura com uma farinha, e por isso tem uma aplicação bem versátil na cozinha, pois pode entrar em várias receitas que levam farinha de trigo, misturada com essa ou com outras farinhas sem glúten. Nessa postagem desenvolvemos uma receita original com jatobá, que são cookies veganos, e usam de outro ingrediente fabuloso que o Brasil tem: o cumaru, uma semente que confere sabor parecido a baunilha nas receitas, mas dele vamos falar com mais profundidade em outras postagens!
Ingredientes:
– 50g de farinha de jatobá
– 200g de farinha de trigo
– 1 colher de café de cacau em pó
– 210g de açúcar
– 1/2 xícara de óleo vegetal (que não seja de soja)
– 1/4 xícara de água
– 1 colher de sopa de nibs de cacau
– Cumaru (semente ralada ou essência) a gosto
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– Pitada de sal
– Nozes ou castanhas (opcional)
Modo de fazer:
Misture os ingredientes secos em uma tigela. Em outra, misture o açúcar com o óleo, a água e a essência. Vá adicionando aos poucos a mistura líquida na mistura dos secos até que a massa fique homogênea e modelável, mas sem ficar grudenta. Faça bolinhas com a massa, do tamanho de uma colher de sopa, coloque em um tabuleiro untado e leve à geladeira por 12 horas. Retire da geladeira, espere meia hora e coloque para assar em forno médio pré aquecido por 10 a 13 minutos até que as bordas fiquem douradas. Retire, deixe esfriar e aproveite!
Obs: para fazer a “farinha” de jatobá basta quebrar a casca do fruto, retirar a polpa e separar as sementes. Bater a polpa no liquidificador para ficar bem fininha e guardar em um pote em local seco e arejado (dura por mais de ano!).