A postagem de hoje vem um pouco atrasada, para falar de uma celebração importante que teve no dia de anteontem: o Dia Internacional das Leguminosas!
Definido pela ONU, com apoio e promoção da FAO em 2019, esse dia, celebrado todo 10 de fevereiro é uma forma de conscientizar cada vez mais as pessoas sobre a importância nutricional das leguminosas na alimentação e também sua contribuição para sistemas alimentares mais sustentáveis e no combate à fome. As leguminosas, feijões, são alimentos altamente nutritivos, substanciais e ecológicos, ajudando muito no cultivo de outros alimentos através da fixação de nitrogênio no solo, que ajuda no desenvolvimento das plantas (conhecido também como adubo verde).
Abaixo deixo pra vocês algumas vantagens nutricionais do consumo regular de leguminosas:
* Tem baixo teor de gorduras, colesterol e sódio
* São ótimas fontes de proteínas, ferro e potássio
* São ótimas fontes de fibras, que ajudam na digestão
* Podem ser estocadas por muito tempo sem estragar
* Possuem baixo índice glicêmico e não contém glúten!
Com tantas características interessantes, não é de se espantar que os feijões sejam cada vez mais pensados como potenciais destaques dentre os alimentos do futuro, porque além de serem muito nutritivos e abundantes, são resilientes a mudanças climáticas e ajudam a fixar o nitrogênio no solo, tendo função ecológica importante em cultivos diversos no campo.
E cada região, área geográfica do mundo tem sua leguminosa preferida na culinária. No Mediterrâneo e Oriente Médio, por exemplo, são o grão de bico e as favas; na Índia e Irã são as lentilhas; em partes da África são os feijões de corda e Bambara…Já aqui no Brasil temos uma enorme variedade de feijões também, e cada região com seu preferido, só pra citar alguns mais representativos: vermelho, branco, fradinho, feijão de corda, jalo, guandu, carioca, preto, roxinho, etc (a lista é infinita!)
Abaixo algumas fotos pra vocês sobre a diversidade de feijões, e algumas das leguminosas mais nutritivas:
Você deve estar se perguntando nesse momento: onde encontrar dessa incrível diversidade de feijões para começar a usar no dia a dia? E eu te digo: busque pelos mercados tradicionais da sua cidade, junto a pequenos agricultores em feiras livres ou em grupos de consumo coletivo, até mesmo em lojas de produtos naturais a granel é possível encontrar uma grande variedade de feijões diversos, basta treinar o olhar para outras perspectivas 😉
E na sua região ou cidade, qual é a leguminosa (feijão) preferido? E como gostam de usar na culinária regional? Deixe aqui embaixo seu comentário e o lugar de onde fala! 😉