Fava: uma leguminosa que vale a pena conhecer!

Favas que a Jaca plantou no seu jardim de janela

Já ouviu falar da expressão “ir às favas”? Porque será que ir às favas significa algo tão ruim quando esse legume é tão saboroso e bom pra saúde?

De origem no Oriente Médio e Norte da África, a fava (Vicia faba) é um legume que antigamente era considerado pelos egípcios e romanos uma “erva daninha” porque não era nem semeada nem cultivada, por isso quando pessoas mais pobres dessas sociedades pediam esmola, os mais ricos mandavam elas irem às favas.

No entanto é exatamente nas cozinhas mediterrâneas que encontramos vários pratos feitos com essa fabulosa leguminosa! Um grande exemplo é o clássico prato egípcio/árabe Foul Medames, um ensopado de favas temperado com limão, alho e cominho, regado com bastante azeite e acompanhado de pão sírio e legumes. Também presentes nas cozinhas grega, italiana, argelina e espanhola, as favas tem um lugar especial na cultura alimentar mediterrânea, um lado pouco conhecido dessas culinárias pros lados de cá.

O que é mais interessante em relação às favas é na verdade como as conhecemos aqui no Brasil: por aqui damos o nome de favas a outra espécie botânica: o feijão-de-Lima (Phaseolus lunatus), muito presente nas culinárias do Nordeste e Norte de Minas, que, de longe parece um pouco com as favas, mas para o olhar mais atento logo se vê que o feijão-de-Lima é mais arredondado que as favas, que são mais achatadas, e em um formato que lembra uma lua crescente (daí o lunatus no seu nome científico). O feijão-de-Lima, como o nome bem diz, vem da América do Sul, da região andina, diferente das favas.

O que importa no final das contas é que ambos feijões são maravilhosos e merecem ser mais cultivados e usados na nossa culinária. Compartilho aqui com vocês o primeiro manual de cultivo de leguminosas, falando exatamente das favas, que ajudei a traduzir dos parceiros do Global Beans, onde vocês podem encontrar o arquivo em pdf pra baixar aqui no site. Caso queiram ver a versão original, se encontra no site deles, clicando no link.

Estou apaixonado pelas favas, tanto que até plantei aqui no meu pequeno jardim, e, em menos de 3 meses já estão dando flores! Além de fonte de alimento maravilhoso, são excelente opção para paisagismo como planta anual de forração, porque tem uma folhagem linda com flores brancas perfumadas.

E você, que já conhecia das favas? Deixe aqui embaixo seu comentário!

As lindas flores da fava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *